ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE O MARTINISMO E O TRABALHO



ALGUMA CONSIDERAÇÕES 
sobre o Martinismo e o trabalho a ser realizado
 Pelo Ir. Tácitus, S:::I:::I:::

Existem várias "linhagens" martinista. Uma linhagem nada mais é que uma linha de transmissão iniciática ininterrupta. Cada linha dessas, pode ou não ser formalizada em um Ordem. Assim o Irmão verá que existem várias Ordens Martinistas. Nenhuma melhor ou pior, apenas diferentes na forma externa de trabalho.

Antigamente muito antes de Papus, a iniciação era transmitida Iniciador-Iniciado e todo trabalho era feito solitário; os membros se quer sabiam quem eram os outros, posteriormente alguns formaram grupos de estudos. Assim existem grupos que podem não estar vinculados às Ordens, independentes. Aliás o trabalho Martinista é interno e solitário e sempre Incógnito. A natureza do Martinista não é a de copiar a vida dos Mestres do Passado, mas antes através da pesquisa e prática, desabrochar em nós as mesmas verdades que eles descobriram. Ser Martinista não significa "O QUE" ou quanto lemos, mas antes "COMO" agimos, pensamos e falamos. 

O material oficial da ordem é: Biblia cristã, livros de Saint Martin, Pasqually, Boheme, Swedenborg, Philippe de Lyon e mais nada. O material de estudo é apenas uma compilação e organização desses materiais. Quem irá estabelecer sua forma e escopo de estudo pela pesquisa é o próprio Martinista.

Martinista é um ORANTE, aliás é redundante dizer isso, assim como MEDITA: "Ora et labora". O Martinista acredita e busca por Yeshouá: O Cristo. Assim como nos demais guias, gurus e Mestres do ocidente d do oriente.

O Martinista não se preocupa com diplomas de reconhecimento, potências, cargos, títulos, graus, papéis, botons, prêmios, recompensas, materiais. Sua única meta é DEUS.

A Iniciação dada por um Iniciador em um de nossos templos terrestres é apenas uma roupagem, uma iniciação VIRTUAL. A iniciação a que buscamos é a REAL e interior.

Martinista distingue o EGO do EU: Ego como sendo nosso aqui e agora, com nossos defeitos, manias e inutilidades. O EU como sendo nossa centelha Divina Perfeita, imagem do Criador.
Nosso trabalho: Regenerar o Ego e faze-lo se fundir com nosso EU, usando a prática da vontade e disciplina e assim a nossa Reintegração.

O Martinista pratica o desapego, sua meta é somente Deus; a ordem Martinista nos liberta dos grilhões do ego, devemos ser livres, livres também de nossos defeitos.

Para finalizar essas instruções iniciais, a CONDUTA IMPECÁVEL. Desde já mesmo sem ter recebido a Iniciação "Virtual", aquela realizada através de ritual em um templo, em contrapartida da Iniciação Real e Verdadeira, interior, invisível, imensurável, "inganável", desde já as "ordálias", os "umbrais" enfim, as anti-metas irão aparecer. Digo que são completamente naturais e todo iniciado se depara com isso.  Procuro realizar um trabalho REAL e quando mexemos com a evolução espiritual de nós mesmos, enviamos a mensagem à toda hierarquia de anjos e Mestres que aqui alguém desperta para o invisível, para toda comunidade espiritual.

Essa comunidade é composta daqueles que vão nos auxiliar e daqueles que irão tentar nos "atrapalhar". Maldade? Não, jamais.

A iniciação REAL não significa um estado de êxtase espiritual, de mais paz ou suposta benevolência cósmica, pelo contrário: ela é mais consciência, mais realidade! E esses que tentarão nos atrapalhar, cumprem sua função que é essa mesmo, e no final das contas, serão nossos grandes auxiliadores, pois aprenderemos com as "tentações" e ao vence-las, subiremos um degrau acima.

Por outro lado se formos falhos e cairmos por fraqueza ou até mesmo desejo, nessas cascas de bananas que aparecerão, cairemos VARIOS degraus, ou deixaremos de continuar permanecendo assim na ILUSÃO, no virtual, pois podemos enganar os homens, mas o mundo espiritual irá RIR e cair em gargalhadas quando coadunamos com aquilo que nos tira do caminho. Ponto para o outro lado, que cumpriu a função deles e nós enquanto ostentamos uma falsa vida correta aos demais homens, viramos motivo de gozação no mundo REAL e espiritual.

A CONDUTA IMPECAVEL já diz: um estilo de vida correto, certo, no esquadro e no compasso, na moral, no físico, no espiritual e ate mesmo no astral; disso tiramos que inclusive nossos pensamentos precisam ser reajustados para uma frequência positiva, criadora, comungadora com o Criador, a TODO E QUALQUER MOMENTO. Essa conduta será como o escudo, a armadura, o elmo do Cavaleiro que se empreende em alguma batalha e impedirá que seu corpo e mente, sejam atingidos por influencias físicas e astrais que lhe tentarão tirar do caminho.

Quero que o Irmão reflita quanto a esse último tópico, reveja sua vida interior, o que é preciso mudar, reajustar, transmutar o chumbo pesado e grosseiro em ouro filosofal, as pequenas coisas, pequenas palavras, pequenos atos, é aí que se escondem as grandes armadilhas, as piores cascas de bananas. Isso ja é um trabalho Martinista e precisamos ser Mestres REALMENTE quanto a isso, pois caso contrário quando montarmos nossa Loja e fizermos nossos rituais, nada ira acontecer, pois o mundo espiritual não se compraz nem auxilia aqueles que se quer, ajudam a si mesmos.

Junto com a conduta impecável da qual iremos falar até nossos últimos dias, inclua em seu dia a dia a ORAÇÃO. Envio esses 2 arquivos para estudo, pois é a base dos trabalhos práticos. A ORAÇÃO é a alma falando diretamente a Deus, e sem ela, é como chegar na frente do Criador e ficar mudo, sem saber como e o que falar. Ore, faça da oração uma constante. Ore os textos que lhe agradam mas desenvolva a sua oração pessoal, e foco seus pensamentos de forma espontânea sempre que puder a essa oração. Isso chamamos de concentração espontânea, é como o Mago do tarô: mexe naturalmente com seus utensílios por domina-los. 

O Irmão verá que aos poucos com essas práticas, todos aqueles no mundo espiritual responsáveis pela nossa caminhada irao se aproximar, esses Irmãos de Luz estarão sempre presentes e todos benefícios que tiver, estarão onde você estiver: em casa, no trabalho, na maçonaria, nas Cavalarias... 
Não somos cegos que guiam cegos. Sabemos o que fazemos, porque fazemos, onde e como. 
Confie nesse que agora é colocado em seu caminho para lhe ajudar nessa Senda: seu Iniciador.

No momento é isso, se assim após essa leitura e meditação, seu coração vibrar e aceitar o que lhe é apresentado, seja bem-vindo entre nós.

Desejando a Paz de nosso Divino Reparador,

Ir. Tácitus.