Martinismo, Tão Nobre Quanto Raro



Martinismo, Tão Nobre Quanto Raro
Por um S.I.

Caro Amigo Desconhecido,

Se você chegou até aqui e está lendo esse texto, provavelmente tem algum interesse em saber mais um pouco sobre o martinismo. Saber realmente o que seja o martinismo e praticá-lo é tão nobre quanto raro. Se dizemos nobre é pela profundidade e poder de transformação e Iniciação Real que o martinismo possui, apesar de extremamente raro aqueles que o põe efetivamente em prática.

Devido a vasta selva na qual se encontra a multiplicidade de ordens martinistas, ingressar em uma delas não apresenta alguma dificuldade, por mais gloriosa que ela aparente ser. Em se tratando de aparências, este meio diga-se de passagem, é um vasto e produtivo gerador de vitrines e aparências maiores ainda, por sinal nada raro pelo contrário. Neste quesito ao menos a prática aparente é intensa e amplamente demonstrada.

Sobre esse ponto vemos facilmente a exposição de vastos certificados e currículos ditos iniciáticos, com seus nomes apostos com longas e intermináveis siglas após o mesmo. Vejo nisso de imediato algo contraditório quando lembro de sábias palavras:
"Quem é o maior no Reino dos céus?

Eu lhes asseguro que, a não ser que vocês se convertam e se tornem como crianças, jamais entrarão no Reino dos céus. Portanto, quem se faz humilde como esta criança, este é o maior no Reino dos céus"
Mateus 18:1-4
Ou ainda nas palavras do filósofo:
Quanto mais nos elevamos, menores parecemos aos olhos daqueles que não sabem voar. ~ Friedrich Nietzsch
Bom, qualquer um de nós desde tenra idade adquirimos costumes e aprendemos pelos exemplos que nos foram passados, ou seja, há diversas formas de se ensinar alguem porém é pelo exemplo dado que realmente transmitimos algo realmente válido e é por essa mesma transmissão de nossos antepassados que crescemos e atingimos o "céu" de nossa evolução espiritual, neste caso. Nisso tanto Mateus como Nietzsch que em outras palavras no sentido contrario, dizem que quanto maior e mais aparecer, de fato menor se é.

Aqui já se nota a extrema importância dos antepassados seja na familia ou mesmo no martinismo o qual chamamos de LINHAGEM. Certificado não é linhagem, é apenas papel. Linhagem como ja dito é a transmissão espiritual dada a quem recebe em forma de exemplos, atitudes, posturas e o aprendizado da Arte muito conhecido na relação Aprendiz-Mestre, ou entre os orientais Chelas-Gurus. Maus exemplos geram mau aprendizes que futuramente irão gerar mais maus mestres em um círculo vicioso.

Nesse ponto são válidas as premissas éticas básicas em uma sociedade civilizada, caráter assim como a boa educação, tratamento interpessoal, inteligência emocional e também de suma importância os princípios MORAIS. Se a ordem ou o dito iniciador que você está a procurar falta com alguns desses pontos básicos, fuja pois é uma tremenda gelada, assim como se um dia escutar coisas como "Eu apenas deixo a iniciação a disposição de todos" ou "Eu sou a Ordem", mais gelada ainda pois Mestre que se digne, irá lhe acompanhar por todos os passos que por ventura der dentro da Ordem, mete a mão na massa!

Voltando ao martinismo e sobre o "Ser" e o "Aparecer", de fato SER requer antes de mais nada uma boa educação, bons exemplos recebidos e acima disso a prática sincera; SER é se tornar naquilo que se deseja. Requer esforço, trabalho e muita paciência.

Já o "Aparecer" é o caminho curto e oposto do anterior; não se requer esforço nem trabalho; não há o desejo de se tornar naquilo que se busca e na maioria dos casos, há forte contradição entre aquilo que se é no momento e naquilo que se quer aparentar Ser. A isso damos o nome de HIPOCRISIA. Ou seja, não faz o que se prega, pelo contrário.

Assim o amigo que busca pelo martinismo, precisa estar atento nessa miríade e multiplicidade de instituições, grupos, ordens e personagens que "misteriosamente" se destacam e acabam aparecendo por demasia. Procure sempre ter como referência o exemplo vivo e não a letra morta, o papel aceita qualquer coisa.

Não é se entrando numa ordem ou em um grupo que você se tornará assim por dizer, Martinista. Até mesmo porquê lá você encontrará pessoas assim como você, com as mesmas ou até mais imperfeições, medos, anseios e que diferem apenas no tanto que ja leram, mais nada. Todos procurando (ou deveriam) se tornarem uma pessoal melhor dia após dia.

Martinista se faz se tornando naquilo que se deseja, estudando e colocando em prática os ensinamentos e trabalhando sua personalidade. Os grupos ou uma Ordem lhe dará apenas um papel ou uma carteirinha onde confirma sua inscrição nela (papel aceita tudo lembra?) esse é o "Aparecer". O martinista verdadeiro abomina a hipocrisia e deixa de lado as roupagens ilusórias dos graus e títulos e demais vaidades naturais a todos que desejam apenas "aparecer". Assim meias-verdades, mentiras, egos inflados e tudo mais inerente aos aspectos grosseiros das pessoas comuns, não tem vez em um martinista sincero. Claro que aqui todos nós estamos de certa forma doentes, seja fisica ou espiritualmente e longe da perfeiçao estamos, porém o que diferencia um real iniciado aquele que opta pelo SER, é que esse sabe seu defeito, mas usa sua VONTADE e opta com esforço em agir ao contrario, transformando o defeito em virtude. 

As ordens místicas são como hospitais, são para doentes e não para iluminados!

O grande desafio em toda linha de pensamento está simplesmente em SER aquilo que se diz; Pensamento - Vontade - Ação. Sem dúvidas nesse caminho terá várias dificuldades, pois a cada vitória irá comemorar sozinho e ninguem lhe dará parabens por isso; ninguem irá lhe coroar com folhas de louro ou com bottons e pins sua conquista.

Então a expectativa deve ser essa, de se estar entrando num hospital junto com outros Irmãos com diversas doenças cada um, saber lidar com isso e procurar o remédio que lhe trará a cura, em nosso caso a Iniciação. Assim tudo é apenas um grande aprendizado em não apenas nos transmutar mas também, em adquirir a paciência, a tolerância e quiçá, uma caridade pelo Irmão ao nosso lado.

Seja sincero com sua busca interna e vá adiante, no caso no martinismo não é a ordem que te fara um martinista, mas aquele que aplica os princípios de Saint-Martin, Pasqually e Boehme em sua vida diária, a cada minuto do seu dia. A iniciação dada aqui por homens é apenas protocolar, a Iniciação Real é dada somente pelo único Iniciador que existe, do Alto.

Pesquise, comente, troque informações a respeito da dita Ordem Martinista que você procura, são várias, umas mais sérias e outras motivo de piadas, umas focada realmente na regeneração outras na "contra-iniciação", umas mais puras outras com elementos de esquerda e com coisas que beiram serem alienígenas.

Assim não olhe para a coroa aparente que alguem ou ordem ostenta, lembre-se que o Cálice sagrado está no Interior, em Ser e não Aparecer.

Espero assim que encontre seu caminho, foque em seu interior e procura algo que lhe agregue valor, se for para atrapalhar melhor ficar sozinho.

Quem faz seu caminho é somente você mesmo mais ninguem.

DEFININDO A PALAVRA "MARTINISMO"



DEFININDO A PALAVRA "MARTINISMO"
Por um S.I.

Temos recebido vários contatos questionando sobre o significado da palavra "martinismo", notamos um certo padrão nas mensagens com conceitos errados. Palavras similares mas que em essência são muito diferentes e que geram muitas confusões.

Nota-se ainda que pela multiplicação de ditas "Ordens Martnistas" disso ou daquilo além da conferência indiscriminada de "Graus", muitos iniciados e até mesmo outros portadores de vários títulos, desconhecem por completo o que seja o próprio martinismo e suas "linhas" de estudo e trabalho. Devido a esse despreparo e desleixo de certos "Livres-Iniciadores", vemos cada vez mais aumentar o número de iniciados totalmente perdidos nessa vasta selva de pseudo-ordens e iniciações.

Focaremos hoje apenas na definição da palavra "Martinismo", que mesmo em nosso meio não há ampla aceitação protocolar desses conceitos.

Vamos tentar abaixo definir algumas para que no futuro possamos nos situar nos diversos contextos possíveis.

Tudo começa com a similaridade de dois grande nomes do passado: Martines de Pasqually e Louis Claude de Saint-Martin. Confusões enormes  foram geradas pelo "Martines" e pelo "Martin" de seus  respectivos nomes.

Sobre o termo "Martinista":
Analisando históricamente dentro dos livros mas principalmente entre as cartas trocadas na época, entre Saint-Martin, Pasqually, Willermoz e vários outros, saberemos que a palavra "Martinismo" não estava presente. De acordo com Franz Von Baader, algumas vezes Saint-Martin usou termo "Martinista" para se referir àqueles de sua "antiga escola" ou seja os Elus-Cohen a qual se desligou rumo à via interior da teurgia interna; portanto o termo martinista estaria relacionado aos estudantes dos ensinamentos Elus-Cohen de Martines de Pasqually, praticantes da teurgia externa ritualística.

Após a saída de L.C.de Saint-Martin de todos os grupos maçônicos inclusive dos Elus-Cohen, e com a morte no Haiti de Pasqually, essa ordem sofre com a falta desse e suas instruções particulares, muitos migram para outras ordens e seus membros ficaram esparsos. Willermoz tenta incluir alguma coisa da teoria Cohen dentro da estrutura do recém criado Rito Escocês Retificado. Aproximadamente na mesma época Saint-Martin encontra os livros de Boheme e se dedica a sua busca mística, longe da teúrgica.

Muitos anos depois varios historiadores e pesquisadores "maçônicos" e "martinistas" dentre os quais Papus, frequentemente confundem os termos "martinistas" e "martinismo" ao se referir uma hora a Pasqually outra hora a Saint-Martin, mesmo quando escreve seu livro intitulado "Martinismo, Martinezismo, Willermozismo e Franco-Maçonaria".

Desde então não chegamos a uma definição amplamente aceita de quais termos corretos a serem usados. Entretanto vemos na literatura em francês alguns textos que ajudam a nos orientar. Por fim adotamos os seguintes termos abaixos:

"Martinista": Nome genérico dado atualmente a algum estudante de ordem ou grupo ligado ao martinismo em geral ou uma de suas "subdivisões" (conforme veremos abaixo), seja estudante de uma ordem martinista específica, de um grupo independente ou mesmo como estudante livre. 

"Martinismo": O conjunto da obra composta em essência pela influência Elus-Cohen de Pasqually e seu livro Tratado da Reintegração dos Seres, com a essência dos diversos livros de Louis Claude de Saint-Martin com sua infleuncia de Jacob Boehme. Atualmente é o termo usado pela maior parte pelas diversas "Ordens Martinistas" estruturadas e hieraquizadas. Há grupos independentes e silenciosos detentores da linhagem ininterrupta, que também podem definir seus trabalhos como martinismo.

"Martinezismo": Este termo se refere em sua maioria às práticas teúrgicas e ritualísticas cerimoniais especificamente as apresentadas dentro dos Elus-Cohen por Martines de Pasqually. É o caminho operativo. Aqui com este termo não nos referimos à filosofia mistica de Saint-Martin ou de Boehme ou sua influência.

"Willermozismo": Termo pouco empregado atualmente, mas em sua essência podemos defini-lo como a base de formação do que veio a se tornar o Rito Escocês Retificado, um dos varios ritos maçônicos o qual Jean Baptiste Willermoz procurou incluir alguns aspectos superficiais dos ensinamentos Elus-Cohen, em especifico nos graus de, Professo e Grande Professo (Graus inexistentes na atualidade). Não há práticas teúrgicas e o pouco que restou de Cohen, esta diluido ao longo do rito culminando no grau CBCS ou Cavaleiro Benfeitor da Cidade Santa. É um rito maçônico com ênfase na orientação cristã e na prática da Caridade (ou ao menos deveria ser). Muito incorreto estão afirmações de que L.C.de Saint Martin teria colaborado de forma muito ativa com a formação de instruções desse rito; já que o mesmo se desligou da maçonaria e nas reuniões da loja de Willermoz, ele se fazia presente ocasionalmente pela consideração que Saint-Martin tinha com esse.

"Saint-Martinismo" ou "Saint-Martinista": Muito utilizado atualmente por vários grupos que buscam unicamente pela filosofia mística, da teurgia interior de Louis Claude de Saint-Martin, alguns ligados ao "Bohemismo ou Behemismo", filosofia de Jacob Boehme. O Saint-Martinismo é focado no estudo dos livros de Saint-Martin e livre totalmente de práticas teúrgicas cerimonialistas dos Elus-Cohen ou do Rito Escoces Retificado. Ao contrário dos sistemas anteriores, esse é um sistema interior chamado de "Via Cardíaca" (outro termo muito confundido com a Via do Coração).

Apesar de não incluirmos na relação dos tópicos anteriores, podemos citar também o termo Papusiano ou outros como "pré ou pós Papus". Vale lembrar que desde a saída de Saint-Martin de todo grupo maçônico, este se dedicou ao estudo dos livros de Jacob Boehme e reunia-se com grupos de buscadores que ficaram conhecidos por Círculos dos Íntimos, onde transmitia seus conhecimentos e o influxo espiritual que detinha a poucos. Essa transmissão feita em um único grau ficou conhecida por "S.I." de forma livre. 

Após a morte de Louis Claude de Saint-Martin, esses círculos de íntimos continuaram seus trabalhos, muitos se dispersaram e transmitiam e repassavam essa iniciação à alguns de seus próximos. Foi assim que essa iniciação chegou a Papus e Pierre Augustin Chaboseau que se recinheceram como detentores da mesma iniciação.

Papus reuniu alguns outros "S.I.'s" livres e com esses formou um Supremo Conselho da então criada "Ordem Martinista", numa estrutura hierarquizada e dividindo a iniciaçao original em etapas formando assim três graus Associado, Iniciado e Superior Incógnito. O termo "Papusiano" refere-se então nesse contexto ao martinismo estruturado, em graus e hierarquizado (lojas, presidentes e oficiais) do qual surgiram as demais ordens martinistas que conhecemos, em contraparte ao martinismo dito "Livre ou Independente", de grupos ou membros remanescentes de linhagem direta dos Círculos dos Íntimos. Como um exemplo citamos os martinistas livres da Rússia dessa época, os quais com linhagem direta de Saint-Martin sem passar por Papus.

Há necessidade de se escolher com muito cuidado a palavra que será colocada, ainda mais em se tratando de martinismo que pela sua ampla variedade atual, corremos o sério risco de em determinado momento estarmos usando termos até mesmos opostos ao seu significado real de origem.



A LINHAGEM RUSSA




Estando abaixo o texto em conformidade com a linha de pensamento de nossa cadeia de Superiores Incógnitos, os quais nos consideramos Servidores Incógnitos, publicamos para fins históricos.
~ por um S.I.

A LINHAGEM RUSSA
Por OMCC-RJ

Louis Claude de Saint-Martin entre suas inúmeras viagens de cunho místico, esteve na Rússia e reuniu naquele país um seleto círculo de discípulos, onde poderemos encontrar vários membros da aristocracia, dentre eles: Barisowitz Galitzin (iniciado em 1780 na Suíça), o príncipe Alexander Barisowitz Kurakin e os Condes Norkov e Vasily Nikolaievich Zinoviev, o professor universitário Ivan G. Schwartz, o príncipe Tcherkasky, o brigadeiro Tchukow, o doutor Bagrinasky, o Conde Alexei Kirilovich Razumovsky entre inúmeros outros. Podemos dizer que da última década do XVIII até a Revolução Russa de 1917, a cadeia de S.I., foi composta pela “nata” da nobreza, sábios, membros do alto clero, escritores, etc.

Na segunda metade do século XIX, os Martinistas mais notáveis foram: F. Labzine (que tinha traduzido a obra de Saint-Martin, para o russo), F. Posdeev, Speransky, ministro e autor do “código das leis do império russo”, os pintores Brulof e Ivanof, os poetas Joukovsky y Boratynsky, o conde Alexis Tolstoi, e finalmente o célebre eslavófilo Arsenief. Moscou foi no século XIX e o princípio do XX, o centro da Iniciação Martinista; a Loja São João Apóstolo tinha transmitido a espada ritual de Novikoff a Gamalei, de Gamalei a Posdeev, deste a Arsenief, que por sua vez a transmitiu a Pedro Kasnatcheef, o qual se converteu em 1911 em delegado geral para Rússia de Supremo Conselho da Ordem Marinista de Paris.

Papus esteve na Rússia em 1901, 1905 e 1906, pois havia encontrado uma linhagem incólume, o que não existia em outros lugares; assim, Papus foi novamente iniciado nesta nova Linhagem; neste meio tempo estabeleceu Lojas do Martinismo recriado, o que trouxe um clima de desconfiança dos S.I. locais, que a consideraram uma “Ordem apócrifa e espúria”.

Por um período de nove anos após a Revolução Russa de 1917, a cadeia dos S.I. não sofreu qualquer perturbação, pois não representava perigo ao novo sistema.

Embora as condições fossem as mais desfavoráveis possíveis, a linhagem não foi interrompida; os trabalhos continuaram até que em 1930, nova investida foi levada a cabo e nesta, novos Irmãos foram fuzilados, sem nenhum tipo de julgamento. O Soberano Capítulo “Santo André Apóstolo”, continuou seus trabalhos até o ano de 1920, por parte do Irmão Sergei Marcotune, quando foi exilado na França. Devemos lembrar que Serge foi o Iniciador de Armand Toussaint, em 1930, criador da OMCC. (...)

INICIAÇÃO, O REMÉDIO DA QUEDA


INICIAÇÃO, O REMÉDIO DA QUEDA
por Ary Ilha Xavier

A história das origens conta-nos que o mal e a morte são uma conseqüência da queda do Homem Primitivo e que nós somos seus legítimos herdeiros. Por essa razão, não gozamos somente do acervo dessa herança, mas também de todas as conseqüências desse estranho legado.

Ora, se foi da queda do Homem Primitivo, do descenso do espiritual até o material, da Involução, que aparece para o homem a necessidade, a limitação, a escravidão e todos esse efeitos, tais como o erro, o vício, a obscuridade e a morte, é necessário admitir que essa queda trouxe em sim mesma, e potencialmente, o remédio capaz de reparar  mal.

Se isso não fosse verdadeiro, o homem estaria condenado para sempre a uma morte eterna, isto é, sua queda seria eterna e ele estaria perdido para sempre. Mas, sabemos que isso não é assim. O Homem Original caiu, é verdade, mas é necessário antes de tudo atribuir a essa queda seu sentido real.

É necessário, ainda, admitir, a priori a origem divina do homem e, por conseguinte, seu estado de pureza e perfeição anteriores à queda. Não seria necessário, para um exame apriorístico, que estudemos as razões determinantes dessa queda: basta admiti-la.

Esse homem primitivo, nós o sabemos, era unitário e múltiplo ao mesmo tempo, inteiramente equilibrado e perfeito. De sua unidade, entretanto, algumas partes desprenderam-se e foi exatamente essa "rebelião" que ocasionou seu desequilíbrio e sua fragmentação. Foi assim que desse corpo imenso e glorioso desprenderam-se um número quase infinito de células que se projetaram no espaço vazio da noite dos tempos.

Dessa maneira,o Homem Original fragmentou-se e, desde então, saindo de sua unidade original e eterna, ele modalizou-se, passando da unidade ao número, multiplicando-se através da noite dos tempos, distanciando-se cada vez mais de sua fonte e de sua pureza.

E o espírito, dardando na imensidão do espaço, com uma centelha que se desprende de um braseiro infinito, perdeu-se nesse caleidoscópio multiforme e desceu até a materialização. E, nessa descida, nessa involução progressiva, ele veio modalizando-se e vestindo-se pouco a pouco de matérias espargidas ao longo dessa trajetória imensa, para, ao longo de sua queda gigantesca, sentir-se animalizado e grotesco, sujeito à Roda Fatal do destino inexorável das próprias vestes que escondiam a vergonha de sua culpa.

Foi, então, que o homem e sua companheira constataram que eles estavam nus, dizem as Santas Escrituras. Deve-se compreender, entretanto, esse nu no seu sentido verdadeiro, aquele que está escondido sob o véu desse símbolo. Com efeito, o homem antes de sua queda era um ser espiritual e expressava-se por seu corpo glorioso, irradiante de luz! Em razão da queda, ele foi revestido de um corpo material e, por conseguinte, tornar-se nu... de Luz! Eis que sobre ele desceu o véu espesso da materialidade.

Caído e corrompido, o homem adquire consciência de seu estado profundamente lamentável e triste, vindo em sua mente uma fraca reminiscência de seu estado primitivo. É essa pálida lembrança da Luz que o faz compreender as Trevas dentro das quais ele se encontra profundamente mergulhado. É aqui que a Evolução começa; e o homem, sentindo o peso de sua cruz, liberta um primeiro gemido! É o primeiro grito para sua liberdade!

Expia agora "oh! Divino Prometeu - como diria Eliphas Levi -, a glória efêmera das ilusões quiméricas, responsáveis de tua queda, tendo um abutre a devorar as tuas próprias entranhas".

Mas, esse homem já adquire consciência e, por essa razão, podemos acrescentar à sentença formidável do Mestre: ... "e que a dor dilacerante de tuas vísceras desperte, enfim, essa centelha que jaz adormecida e sem brilho no mais profundo de teu ser ... Então, rompendo os laços materiais que te acorrentaram depois de tua "rebelião", tu reencontres a consciência de ti mesmo e, olhando-te no espelho cristalino de tua própria alma, contemples a imagem negativa de teu ser! Tu verificarás, assim que teu Destino é a Liberdade, a emancipação, a Verdade e a Vida Eterna ..."

Eis que surgirá, então, do interior o Homem de Desejo, apto para a Iniciação ... Sim, a Iniciação é o remédio que estava contido na própria queda, visto que o homem não desceu só, mas arrastou consigo a própria Divindade ..."

Ary Ilha Xavier

A PALAVRA DOS INICIADOS - A PRÁTICA


No texto abaixo o buscador poderá ver em poucas palavras, um vislumbre ou o início do que chamamos de a "Via Cardíaca", do silêncio e da introspecção; assim como da "Via do Coração" como dito em uma linhagem budista, a via da prática dos preceitos e não da letra morta a "via do olho" intelectualizada e pouco realizada. ~ Por um S.I.

 "A PALAVRA DOS INICIADOS"
por Carlos Aveline

"No aprendizado espiritual de nada adianta usar de hipocrisia. A meta é aprender e não adotar a pose de quem sabe. A sabedoria divina revela-se sobretudo no coração do aprendiz  através da boa vontade, da tranquilidade, do contentamento e da gratidão.  Os pensamentos  e os sentimentos que ele tem em relação a si mesmo e ao Todo  refletem a natureza que é cultivada no seu dia-a-dia.

Aspirar ao aprendizado é  seguir a via do autoaperfeiçoamento, do sacrifício e do otimismo. Renunciando ao culto do egoísmo e adorando o bem, ele traz esperança para si e para a humanidade.  Sacrificando os desejos pessoais, o peregrino conhece a verdade e assim se liberta da ignorância e da ausência de luz. A verdadeira escola esotérica é interna e é através da sinceridade e da pureza que o peregrino pode ingressar nela".